AUTOR: IVO MARTINS 
EDIÇÃO: Revista Op. #27     DATA: Outubro de 2009 





A exuberância do material editado deixa cada vez menos espaço para reflexões de ordem estritamente descritiva
ou narrativa. A extrema difusão das obras no espaço em associações com músicos provenientes das mais diversas
geografias musicas e no tempo, apoiadas em estéticas históricas do Jazz que vão desde as formas mais canónicas
às mais livres da improvisação e da experimentação, colocam-nos interessantes interrogações sobre o que torna
possível a sua indomável exigência interpretativa e sobre as razões que lhe permitem mantê-la inalterável no
decorrer dos 20 trabalhos referidos em seguida e foram publicados entre os anos de 2006 a 2008.



The Thing with Ken Vandermark
Immediate Sound / SMJZ. 2007

Trabalho intenso de absorção e dispersão instrumental, numa correlação de forças mutuante e híbrida na qual a
desfixaçao de cada musico cria permanentemente novas disposições e novas arrumações acústicas.



Territory Band - 6 with Fred Anderson
Collide / Okka. 2007

Trabalho de movimentação colectiva e musical por entre diversas estruturas estéticas do jazz, na busca de uma
totalidade e de uma síntese suficientemente representativa dos vários momentos históricos desta musica.



CINC
Okka. 2006

Trabalho de experimentação musical no qual se criam amplos espaços de libertação musical. Procura-se
encontrar um ponto de equilíbrio entre elementos da improvisação apoiados em conjugações harmónicas
herdadas dos mais variados contextos musicais.



Joe Morris, Ken Vandermark, Luther Gray
Rebus / Clean Feed. 2007

Trabalho de interacção musical, utilizando um trio composto por guitarra, bateria e saxofone na exploração de
sonoridades profundamente rítmicas e com uma clara influencia do (free) jazz.



Sound in Action Trio
Gate / Atavistic. [s/ data]

Trabalho de aproximação musical entre duas baterias e um sopro numa clara alusão às fontes primordiais da
musica e dos seus jogos de actuação física e criativa.



Atomic School Days
Distil / Okka. 2008

Trabalho de consolidação musical entre duas geografias musicais distintas Chicago e o norte da Europa
(Suécia/Noruega), desenvolvido em dois sistemas de fixação sonora que procuram atingir uma autêntica
convergência de interesses sustentada em processos interpretativos com riscos mais calculados.



Chicago Tentet
at Molde 2007 / Okka. 2007

Trabalho que desenvolve sucessivos níveis de autonomia e abstracção, através da formação de vários campos de
instigação musical, num jogo sucessivo de estímulo/resposta suportado por grupos de instrumentos que se
formam de uma maneira aleatória e ocasional por entre todos os músicos.



Fire Room
Broken Music / Atavistic. 2008

Trabalho de exploração electro/acústica, sustentado num trio composto por saxofone, guitarra e processadores
electrónicos. Desenvolve-se nesta obra um amplo momento de improvisação estruturado em processos criativos
muito livres e muito descomprometidos.



Adam Lane, Ken Vandermark, Magnus Broo, Paal Nilssen-Love
Four Corners / CF. 2007

Trabalho de pesquisa formal sobre uma ideia de quarteto, uma formação que foi intensamente explorado no
decorrer da historia do jazz. Os desenvolvimentos expostos acontecem entre limiares situados nas fronteiras da
improvisação como processo de criação em tempo real.



Free Fall
The Point in a Line / SMJZ. 2007

Trabalho de conjugação e configuração artística para piano, contrabaixo e clarinete no contexto de um olhar
conceptual sobre um jazz que se renova eternamente e surge assim de forma mais lírica, diferida nas suas épocas
que foram fixadas historicamente.



PowerHouse Sound
Oslo/Chicago: Breaks / Atavistic. [s/ data]

Trabalho duplo de justaposição sobre influencias e geografias culturais diversas para dois grupos de músicos
oriundos de Chicago e Oslo. Cada disco contem o nome do local de origens dos instrumentos e as suas
sonoridades pretendem estabelecer processos de localização e associação rítmica entre todos os intervenientes.



Bridge 61
Journal / Atavistic. 2006

Trabalho de incrementação rítmica e harmónica para dois sopros: clarinetes, saxofones, contrabaixo, baixo
eléctrico e bateria, exposto numa clara alusão a processos mais próximas da música influenciada pelo jazz,
entrecortado por momentos de intensas abstracções líricas.



Ab Baars Trio & Ken Vandermark
Goofy June Bug / Wig. 2008

Trabalho exploratório sobre a improvisação e a aleatoriedade musical expresso em sucessivos jogos de cadencias
que se organizam por entre vários instrumentos aqui presentes, os quais assumem um papel determinante na
construção das diversas estruturas sincopadas e abstractas, nas quais se apoiam todas as configurações
harmónicas então criadas.



Only the Devil has No Dreams, Peter Brotzmann, Mats Gustafsson, Ken Vandermark
Sonore / Jazzwerkstatt. 2007

Trabalho de afrontamento e provocação musical entre três sopros: clarinetes e saxofones numa busca improvável
de equilíbrio entre as varias linhas estruturantes apresentadas por cada um dos músicos envolvidos. Diálogo
apertado e sujeito a alterações de circunstancia que para as formas mais livres do Free Jazz.



Vandermark 5
A Descontinous Line / Atavistic. [s/ data]

Trabalho de aprofundamento sobre uma experiência musical para 5 músicos, iniciada em 1997com uma
formação baseada em três sopros e secção rítmica. Actualmente este grupo está modificado com a participação
de um violoncelo, situação que altera a correlação de forças existente, direccionando o colectivo para uma nova
modalidade de interacção acústica e harmónica.



Ken Vandermark & Paal Nilssen-Love
Seven / SMJZ. 2006

Trabalho de simplificação musical sobre uma experiência de dialogo entre sopros e bateria. Uma obra que passa
uma ideia de despojamento sonoro sob formas de negação e privação de suportes referenciados no entendimento
da música.



Territory Band
5 / Okka. 2006

Trabalho de continuidade artística de um grupo alargado de músicos que iniciou as suas experiências musicais
em 2001. Obra alargada composta por 3Cd’s na qual se fazem propostas acerca uma música que cada vez mais
exprime questões sobre a mobilidade das culturas urbanas no contexto da globalização cultural das formas
criativas.



Vandermark 5
Beat Reader / Atavistic. [s/ data]

Trabalho conciliação e comemoração musical a partir de um conjunto diversificado de influências sugeridas
pelas várias dedicatórias contidas em cada uma das suas composições.



Free Music Ensemble
Montage / Okka. 2006

Trabalho/montagem sobre alguns concertos gravados por este trio nas cidades de Montreal e Boston. A geografia
emocional dos locais por onde passam muitas das obras de Ken Vandermark, alude mais uma vez a processos de
determinação de lugares como meio possível de estabelecer paralelos e diferenças.



Ken Vandermar & Pandelis Karayorgis
Fore Ground Music / Okka. 2007

Trabalho diálogo sobre o papel da essência de cada momento indizível que torna a música no único meio capaz
de ultrapassar o arame farpado de toda a linguagem verbal. Nesta obra tudo é soberanamente significativo
apesar do seu sentido se manter indefinível.





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