AUTOR: IVO MARTINS 
EDIÇÃO: (CD Liner Notes) Tone of a Pitch Records     DATA: Novembro de 2009 



























A parceria com a editora TOAP Records, inicia-se na edição do Guimarães Jazz 2006, da qual já resultou o
lançamento do CD “Guimarães Jazz / TOAP Colectivo Vol.1”.Começou-se assim, um novo projecto de
intercâmbio artístico entre o Guimarães Jazz e os músicos associados à TOAP (Tone of a Pitch), uma marca
portuguesa independente, gerida por músicos que desenvolveram um importante trabalho na divulgação do jazz
criado por instrumentistas portugueses. Estabelecemos com esta etiqueta discográfica um acordo de colaboração
no qual ficou determinado para cada edição do Guimarães Jazz, a preparação de um projecto artístico e
inovador exclusivo do festival que envolvesse músicos portugueses e estrangeiros. Com este projecto pretende-se
preparar para cada edição do Guimarães Jazz um concerto exclusivo resultante dessa colaboração artística. O
produto final desta experiência será sempre registado e lançado em CD no festival do ano seguinte. O objectivo
deste projecto é permitir ao Guimarães Jazz a materialização da sua história, através da possibilidade de
transformar em documento áudio alguns dos seus concertos e deste modo, o festival ver produzidas as suas
próprias gravações.

O projecto Guimarães Jazz/ TOAP Colectivo caracteriza-se pela associação de diferentes músicos numa formação
experimental que só existe para este efeito. A cada um deles são encomendadas peças inéditas com o objectivo de
serem estreadas e gravadas nas várias edições do Guimarães Jazz. Em 2008, a TOAP Records e o Guimarães Jazz
convidaram dois importantes músicos portugueses: João Moreira (trompete e flugelhorn) e Alexandre Frazão
(baterista de créditos firmados, no panorama do jazz europeu). Este convite foi ainda estendido a três outros
músicos oriundos de Nova Iorque: Ben Monder (guitarrista excepcional) - uma referência incontornável, ouvido
regularmente em formações com Paul Motian, Chris Cheek, Lee Konitz, Marc Johnson, Maria Schneider e
outros, fazendo dele um dos mais requisitados músicos da actualidade; Peter Rende, (músico singular, multi-
instrumentista) que dá vida a qualquer projecto no qual se envolva através do piano, f-rhodes, acordeão, laptop e
voz - o seu novo trio é formado pelos promissores Ben Street (do grupo de Kurt Rosenwinkel) e Jeff Ballard (do
trio de Brad Melhdau); e finalmente, o contrabaixista Matt Pavolka, que assegura como ninguém o universo
musical de Ohad Talmor e ainda de Akiko Pavolka, de Lee Konitz e de muitos outros músicos da nova geração
nova-iorquina. Este grupo de excepcional qualidade preparou um conjunto de composições expressamente
escritas para o colectivo que fez a estreia absoluta neste concerto, assegurando-nos assim, a oportunidade única
de escutarmos o resultado final desta inédita associação. A possibilidade de pôr em prática este tipo de
aproximações e experiências, revela a música enquanto linguagem universal, assim como o facto de Portugal
estar mais visível no roteiro do mapa do jazz internacional.
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